sexta-feira, setembro 27, 2024
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3 problemas com sistemas ERPs

A maioria dos empreendedores ao abrir um novo negócio, costumam fazer ações sem um planejamento específico para saber se conseguirá ou não suprir com as necessidades da empresa. Por isso selecionamos os 3 principais problemas com sistemas de gestão (ERPs) que precisam ser levados a sério na hora da pesquisa e consequentemente da compra.

“Software de gestão é tão difícil de usar que eu teria de gastar o dia todo nisso.”

Novos empreendedores tendem a considerar que quando o negócio é ainda jovem e sem grande volume, qualquer aplicativo de gestão serve – especialmente os gratuitos ou genéricos de muito baixo custo. Acabam pegando programas com falhas, sem sinergia com especificidades do seu negócio e sem integração a outros sistemas da empresa. Alguns são quase impossíveis de entender e, normalmente, não há suporte técnico. Resultado: são abandonados e o gestor passa a tentar gerenciar usando planilhas feitas em casa.

Por isso deve ser levado em conta a praticidade e otimização do software escolhido. Faça teste antes de comprar veja se os processos são mais manuais ou mecanizados.

“ERP? Imagine. O preço é mais alto que meu faturamento.”

Por vezes, mesmo com o caos instalado graças às planilhas e aplicativos grátis da web, o empreendedor teme usar softwares integrados de gestão – os chamados ERPs – por intuir que custam caro, exigem funcionários especializados e só fazem sentido para grandes empresas.

Ao acreditar em um mito que remonta aos anos 90, é comum o empreendedor deixar de buscar alternativas, se contentando com o que já tem. Resultado: estresse para os administradores, que acabam gastando tempo e energia para remendar situações insustentáveis – e perdendo o foco do principal, que é ser empresário.

Faça quantos orçamentos forem necessários, com quantas empresas quiser. Escolha somente aquela que se enquadra a sua empresa e orçamentos.

“Cada planilha diz uma coisa – e nenhum de nós confia mais em nenhuma delas.”

Controlar a empresa com base em planilhas é até possível, mas a perda de tempo e os erros são inevitáveis. Se há mais de uma pessoa na empresa, há mais de uma planilha – o que leva dados a serem duplicados e sua atualização a se transformar em experiência frustrante e perigosa. Como não há forma de manter a consistência de informações entre documentos, uma boa estratégia pode dar em nada por falhas banais, como uma fórmula errada. Resultado: os gestores gastam energia e pessoal atualizando documentos e mesmo assim correm o risco de o colega ao lado estar trabalhando na mesma coisa com resultados diferentes. O empreendedor perde a confiança nas informações de que dispõe.

Por isso que um sistema de gestão com organização e precisão nas informações é essencial. Lembre-se, pesquise e converse com quantas empresas forem necessários.

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