sexta-feira, setembro 27, 2024
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7 dicas para começar sua estratégia de marketing para escritório contábil

7 dicas para começar sua estratégia de marketing para escritório contábil

Se você acredita que para criar seu plano de comunicação e marketing demanda alto investimento, está na hora de abandonar esse tipo de pensamento. Separei nesse post as dicas essenciais que você precisa aprender para definir suas estratégias de marketing para contadores.

Você não precisa ser especialista para começar a criar suas estratégias, marketing é uma competência profissional que pode ser desenvolvida. Philip Kotler, influente autor sobre o assunto, defende que o marketing está presente no nosso dia a dia e afeta profundamente a nossa vida. “Ele está em tudo o que fazemos, das roupas que vestimos aos sites que clicamos”.

Veja dicas essenciais para você adotar definitivamente o marketing no escritório de contabilidade.

Como criar estratégias de marketing?

Antes de começar a criar seu plano de marketing é preciso entender o seu negócio, seus serviços e principalmente suas personas. Mas o que é persona?

Bom, persona é o cliente ideal que você deseja conquistar. Diferente de público-alvo, que se restringe a informações mais genéricas (faixa de idade, faixa salarial, cidade etc.), a persona oferece informações importantes e segmentadas, de acordo com os serviços prestados pelo seu escritório (nome, idade, escolaridade, lazer, dificuldades, dúvidas etc.). Mas como isso ajuda meu escritório contábil?

Quanto mais informações você tiver sobre sua persona, melhor será sua comunicação e estratégia. Você não precisa se limitar a uma persona, pode ter uma para cada segmento que você atenda, seja comércio, serviços ou indústrias.

Durante todo esse post você verá a importância de conhecer as personas do seu escritório e como elas serão usadas em todas as estratégias de marketing para contabilidade.

Defini minha persona e agora?

Com as informações valiosas das suas personas, chegou a hora de escolher as plataformas que elas estão e os conteúdos que querem ver.

Através do estudo, comece criando a conta do seu escritório na plataforma que a sua persona está. Hoje em dia existem muitas, seja internet, redes sociais, rádio, tv etc. O importante, é estar presente nelas com conteúdos relevantes. Não precisa estar em todas, escolha as principais.

Como criar conteúdo relevante?

Hoje o mundo vive a base de conteúdo, todos consomem conhecimento o tempo todo. Por isso e de extrema importância criar conteúdos relevantes e que agregarão na vida das pessoas.

Além de produzir conteúdo relevante para a persona, é fundamental ter cuidado técnico com ele. Procure por imagens com boa resolução, faça o tratamento adequado nos textos e no layout e tenha atenção especial à gramática e ortografia.

Caso você não tenha uma equipe grande o suficiente para deixar alguém encarregado dessa tarefa, comece compartilhando posts, dando o devido crédito e sempre pedindo autorização.

Existem diversos sites que disponibilizam ferramentas para criação de posts personalizados e gratuitos. O Canva, por exemplo, é uma plataforma gratuita e fácil de utilizar.

Marketing de conteúdo

Como já falei nesse post conteúdo relevante é essencial e você precisa começar a praticar no seu escritório. Comece criando um blog. A partir das informações das suas personas, crie conteúdos que elas querem ler. Quer um exemplo?

Imagine que sua persona (cliente ideal) é uma mulher de 38 anos, gerente de marketing de uma empresa, casada e com dois filhos. Produzir conteúdo como, “como conciliar profissão e filhos?”, ou talvez “10 dicas que só uma mãe sabe para atrair mais clientes na sua empresa”, faz com que sua persona encontre o seu conteúdo e se interesse por ele.

Assim a chance dela converter em cliente é imensa. Por isso que conhecer suas personas é essencial.

Interaja com o público

Divulgar o escritório contábil no Facebook não se restringe apenas a publicar posts todos os dias e acumular curtidas. As redes sociais são, primariamente, um lugar de interação. Portanto, em hipótese alguma deixe o seu público sem resposta nos comentários ou nas mensagens diretas.

Tenha o hábito de checar as interações pelo menos uma vez ao dia para sempre ficar sabendo dos últimos contatos. Afinal, aí podem surgir muitas oportunidades de negócios para a sua empresa.

Mensure os resultados

A presença do seu escritório contábil no Facebook deve ser constantemente avaliada. Toda página conta com uma seção que reúne diversos dados estratégicos sobre a performance dela, como curtidas em posts, informações demográficas do seu público, gráficos de alcance e interações, entre outros. Compare esses números com os períodos anteriores e siga em constante evolução.

Mensurar resultados é a forma ideal de saber se uma estratégia está ou não funcionando. Não se apegue a números vaidosos, quantidade não é qualidade. Não adiante ter 1 milhão de seguidores se apenas 30 comentam e 50 curtem. Seria melhor ter 2 mil, e ter mais 80% de curtidas e comentários.

Marketing para contadores no Facebook

Ao divulgar o escritório contábil no Facebook, esteja sempre em busca de inovação nas suas comunicações.

Crie posts que solucionem dúvidas comuns que você detectou nas pesquisas de persona, proporcione um atendimento personalizado a quem manda mensagens diretas, use a plataforma para trazer vantagens para a sua empresa e gerar negócios.

Leve os resultados em consideração e faça os ajustes necessários para continuar caminhando em direção ao sucesso.

Agora é a hora de colocar a mão na massa! Siga essas dicas e dê início à presença do seu escritório contábil no Facebook. Aproveite e curta a página da SuperSoft no Facebook, estamos sempre postando conteúdos como esses que podem te ajudar a aumentar os seus resultados.

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