- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
abril 25, 2022 às 3:47 pm #12992Ana JuliaMestre
Tipo de Custeio PEPS (PRIMEIRO QUE ENTRA PRIMEIRO QUE SAI)
Nesse método, o primeiro lote de produto a entrar é o primeiro lote de produto a sair, o custo efetivo do lote específico é considerado.
Para que o Sistema faça o controle de Custo do Produto através do PEPS (Primeiro que entra Primeiro que sai), será necessário que a empresa utilize o Sistema de Compras, Vendas e Estoque (INTEGRADOS) e no Sistema de Estoque, no menu Manutenção/Empresa/Parâmetros dos Produtos será necessário que esteja definida a utilização de Lote e Controla data do Lote.
Em seguida, no menu Manutenção/Empresas/Parâmetros Adicionais da Empresa, aba Dados Principais será necessário selecionar no campo Tipo de Custeio a opção PEPS (Primeiro que entra, primeiro que sai).
Deverão ser criados os tipos de documentos que farão integração com o Sistema de Estoque, no menu Manutenção/Tabelas/Tipos de Documentos
Também será necessário que existam produtos cadastrados no menu Manutenção/Produtos
Acessando o Sistema de Compras, no menu Manutenção/Plano Fiscal/Manutenção deverá existir o Plano Fiscal cadastrado e o CFOP utilizado na aquisição das mercadorias deverá estar integrado com o Sistema de Estoque.
Para cadastro da Notificação de Recebimento (compra da mercadoria) acesse o menu Movimentação/Notificação de Recebimento/Cadastra, informe o CFOP anteriormente cadastrado com a integração com o Sistema de Estoque de mercadorias
Na segunda aba informe o produto que foi adquirido, a quantidade, valor unitário e o número do lote do mesmo
No Sistema de Vendas, acesse o menu Manutenção/Empresas/Parâmetros Adicionais da Empresa – aba Considerações Gerais (Part1) e selecione o campo Lotes/Distribuição Automática de Lote nos Pedidos e Notas.
Verifique também se o Sistema de Vendas está integrado com o Sistema Estoque com vínculo e se o CFOP utilizado nas vendas de mercadorias estão integrado ao Sistema de Estoque com um tipo de documento que esteja cadastrado no Estoque.
Aba integração
Ao cadastrar a nota fiscal de venda ou saída do produto com o CFOP cadastrado anteriormente.
Na aba Itens, o campo Número do Lote virá com informação NULO, informe o TOTAL da quantidade vendida (independente se o primeiro lote for ou não suficiente para a realização da venda), em seguida informe o preço unitário.
Clique na seta para baixo do teclado e o Sistema irá distribuir a quantidade vendida entre os lotes existentes e disponíveis para venda, considerando sempre o lote mais antigo (primeiro que entrou) em diante.
Caso você verifique no Sistema, o valor do Custo do Produto vendido o Sistema irá apresenta a informação obedecendo o lote utilizado na venda do mesmo.
Na próxima venda do produto, o Sistema irá atualizar os lotes de produtos e na aba itens já trará o primeiro lote disponível para faturamento.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.