O eSocial faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), que irá unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Considerando o planejamento do governo para unificar a entrega de declarações, documentos, informações sobre os contratos de trabalho, recolhimentos trabalhistas e previdenciários, fica evidente a necessidade de integração de todos esses dados corporativos, bem como a complexidade deste novo processo de repasse.
Por isso, os gestores têm duas opções: realizar a declaração direto do site do eSocial ou integrar ao software de gestão empresarial (ERP). Sendo este último o que consideramos mais adequado. Investir em softwares de gestão que atendam às necessidades da empresa, do mercado e do Fisco é de extrema importância, para assegurar uma integração mais otimizada, bem como aderência às novas legislações.
Soluções ERP são bastante úteis nesse e em muitos outros processos, garante segurança e confiabilidade. Além de reduzir custos e aumentar o faturamento, este tipo de software possibilita maior integração entre setores, aumento da eficiência e tomada de decisões embasadas e eficaz para a empresa.
Caso você ainda não disponha de um sistema de gestão empresarial, talvez tenha chegado o momento de provar tal tecnologia.