Está tendo problemas com seu sistema ERP atual? Ele não te atende como antes? Muito caro? Poucas atualizações? Suporte pago? Se as respostas a essas perguntas forem positivas, realmente algo está errado e merece muita atenção.
Uma dúvida que assola os empreendedores é quanto custa a implantação de um sistema ERP. Bom, antes de mais nada é bom informar que depende muito da sua empresa, do segmento, do tamanho e de quantos usuários irão usar o sistema. Tudo isso interfere diretamente no valor a ser pago.
Antes de mais nada é preciso fazer algumas perguntas. O que sua empresa precisa? Quais módulos ela está realmente precisando? Qual sistema reduzirá os custos e o retrabalho? Posso confiar nessa empresa? Os preços são bons? Testei os sistemas? Esclareceram minhas dúvidas? O suporte é rápido e eficiente?
Muitas empresas só prometem. O ideal é que você pesquisa bastante e teste todos os sistemas. Não tenha medo de perguntar. Atendente não morde. Teste os sistemas, veja se ele atende o seu negócio e se ele ajudará a resolver os problemas que precisam de atenção. Após isso, aposte em um sistema que aumentará a eficácia gerencial do seu negócio.
Separei alguns tópicos que você precisa verificar antes de adquirir um sistema ERP.
Custos de contratação
Quanto custa a contratação de um sistema ERP? São variados os custos demandados para a contratação, desde o investimento em infraestrutura, até o valor de customização do sistema. Não se tem valores específicos, o valor varia de R$19,00, por exemplo, até acima de R$5.000,00, depende muito da sua empresa e características dela. Por isso vale a pena não ter medo de testar. Teste quantos software você puder!
Existem empresas de sistemas de gestão, que oferecem softwares totalmente integrados que aumentam sua eficácia gerencial, além de controlar todos os processos da sua empresa. Há algumas ainda, que contam com um suporte diferenciado e ilimitado e uma equipe de especialistas prontos para te atender. Quer saber mais sobre essas empresas? Clique aqui!
Licença de uso
Há diversas modalidades de venda e aluguel para adquirir a licença de uso do sistema. É possível obter a licença vitalícia, que seria a compra do sistema, ou efetuar contratos de locação, em que o usuário paga mensal ou anualmente. Ainda é possível variar o valor de contratação conforme os módulos adquiridos.
Novas regras burocráticas
Outro ponto que deve ser analisado na contratação de sistemas ERP, é se ele está atualizado e preparado para as mudanças que a Receita Federal vem implantando com o passar do tempo. Vale lembrar que a ferramenta oferecida pela Sefaz de emissão de nota fiscal eletrônica será oficialmente encerrada daqui duas semanas, por isso, contratar um sistema o quanto antes para fazer emissão de NF-e é fundamental. Quer saber mais sobre o que fazer com o fim do emissor gratuito de nota fiscal eletrônica? Clique aqui!
Custos de manutenção e suporte
Muitas empresas cobram um custo de manutenção, que pode variar conforme os módulos, tipo de licença adquirida e a manutenção realizada.
A maioria dos softwares ERPs oferecem sistemas de suporte e ajuda para os usuários, o que pode demandar custos mais elevados para a empresa. Geralmente suportes “Premium” incluem treinamento e consultoria personalizada, com um valor a ser pago à parte.
Por isso, a pesquisa e teste é fundamental na escolha de um sistema de gestão ERP. Existe empresas que oferecem suporte ilimitado e treinamentos eficientes, além de vídeos e fóruns atualizados, sem qualquer custo adicional. Clique aqui e saiba mais!
Customização
Muitas empresas oferecem a possibilidade de customizar os ERPs, visando melhor atender às necessidades dos clientes. Estas customizações podem gerar mais custos, já que a empresa de software, terá que modificar os módulos para atender especialmente a um cliente.
Lembre-se, os sistemas ERPs vieram para simplificar e otimizar a gestão da empresa. Portanto, simplificar a contratação deste sistema com estas dicas é fundamental para o sucesso da implantação dos ERPs.
Você precisa de um sistema de gestão para se tornar competitivo hoje e impulsionar seu negócio? Não fique para trás, use sistemas de gestão ágeis e com automação ideais para a sua empresa. Conheça agora o sistema que vai mudar a sua experiência em gestão. Clique aqui e teste grátis o software da SuperSoft Sistemas!