sexta-feira, setembro 27, 2024
Home > Artigos > Como abrir uma empresa: Passo a passo para tirar as ideias do papel

Como abrir uma empresa: Passo a passo para tirar as ideias do papel

Qual o custo de implantação de um sistema ERP?

Quando você considera alguns dos motivos mais populares para começar um negócio, incluindo ter uma ideia de negócio única, projetar uma carreira que tenha a flexibilidade para crescer com você, trabalhando para a independência financeira e investindo em si mesmo – com certeza o sucesso é algo que se vai alcançar.

Mas nem todas as pequenas empresas estão posicionadas para o sucesso. Na verdade, apenas cerca de dois terços das empresas com empregados sobrevivem pelo menos dois anos e cerca de metade sobrevivem cinco anos.

Aqui estão 10 etapas necessárias para iniciar uma empresa com sucesso. Faça um passo de cada vez, e você estará a caminho do negócio bem-sucedida das pequenas empresas.

Passo 1: Faça sua pesquisa

Provavelmente você já identificou uma ideia de negócio, então agora é hora de equilibrá-la com uma pequena realidade. Sua ideia tem potencial para ter sucesso? Você precisará executar sua ideia de negócio através de um processo de validação antes de ir mais longe.

Para que uma pequena empresa seja bem-sucedida, ela deve resolver um problema, satisfazer uma necessidade ou oferecer algo que o mercado deseje.

Há várias maneiras de identificar essa necessidade, incluindo pesquisa, grupos de foco e até mesmo tentativa e erro. Ao explorar o mercado, algumas das questões que você deve responder incluem:

  • Existe uma necessidade de seus produtos / serviços antecipados?
  • Quem precisa disso?
  • Existem outras empresas que oferecem produtos / serviços similares agora?
  • Como é a concorrência?
  • Como o seu negócio se encaixa no mercado?

Passo 2: Faça um plano de negócios

Você precisa de um plano para tornar sua ideia comercial em uma realidade. Um plano de negócios é um modelo que guiará seu negócio desde a fase de inicialização até o estabelecimento e, eventualmente, o crescimento do negócio, e é um bem necessário para todos os novos negócios.

A boa notícia é que existem diferentes tipos de planos de negócios para diferentes tipos de empresas.

Se você pretende buscar apoio financeiro de um investidor ou instituição financeira, um plano de negócios tradicional é uma obrigação. Esse tipo de plano de negócios geralmente é longo e completo e tem um conjunto comum de seções que investidores e bancos buscam quando estão validando sua ideia.

Se você não antecipa procurar apoio financeiro, um plano de negócios simples de uma página pode dar-lhe clareza sobre o que você deseja alcançar e como planeja fazê-lo. Na verdade, você pode até criar um plano de negócios trabalhando na parte traseira de um guardanapo e melhorá-lo ao longo do tempo. Algum tipo de plano escrito é sempre melhor que nada.

Clique aqui e confira como montar um plano de negócios.

Passo 3: Planeje suas finanças

Iniciar uma pequena empresa não precisa exigir muito dinheiro, mas isso envolverá algum investimento inicial, bem como a capacidade de cobrir as despesas correntes antes de virar lucro. Junte uma planilha que estima os custos únicos de inicialização para o seu negócio (licenças e taxas, equipamentos, honorários legais, seguros, branding, pesquisa de mercado, estoque, marca registrada, eventos de abertura etc), bem como o que precisará manter sua empresa funcionando por pelo menos 12 meses (aluguel, utilidades, marketing e publicidade, produção, suprimentos, despesas de viagem, salários dos funcionários, seu próprio salário etc).

Esses números combinados são o investimento inicial que você precisará.

Agora que você tem um número aproximado em mente, há várias maneiras de financiar sua pequena empresa, incluindo:

  • Financiamento;
  • Empréstimos para pequenas empresas;
  • Subsídios de pequenas empresas;
  • Investidores anjo;
  • Financiamento colaborativo.

Etapa 4: Quanto custa abrir uma empresa?

De acordo com a pesquisa feita pela Firjan, o custo aproximado para abrir uma nova empresa é de R$2.038, lembrando que este valor varia entre os diferentes municípios do país, podendo chegar a uma diferença de até 274%.

Por isso, criar uma estratégia com base em um plano de negócios eficientes, diminuiu o seu investimento inicial e aproxima o seu lucro real.

Etapa 5: escolha e registre seu nome comercial

O nome da sua empresa desempenha um papel em quase todos os aspectos do seu negócio. Certifique-se de pensar em todas as implicações em potencial ao explorar suas opções e escolher o nome da sua empresa.

Uma vez que você escolheu um nome para o seu negócio, você precisará verificar se o nome está disponível ou está atualmente em uso. Registre o nome. Não se esqueça de registrar o seu nome de domínio depois de ter selecionado o nome da sua empresa.

Etapa 6: Licenças e licenças

A papelada é parte do processo quando você inicia seu próprio negócio.

Há uma variedade de licenças e licenças de pequenas empresas que podem ser aplicadas em sua situação, dependendo do tipo de negócio que você está iniciando e onde você está localizado. Você precisará pesquisar quais licenças e licenças se aplicam ao seu negócio durante o processo de inicialização.

Lembre-se que para diferentes tipos de empresas e faturamento existem taxas e tributos diferentes.

Etapa 7: escolha seu sistema de contabilidade

As pequenas empresas funcionam de forma mais eficaz quando existem sistemas no local. Um dos sistemas mais importantes para uma pequena empresa é um sistema de contabilidade.

Seu sistema de contabilidade é necessário para criar e gerenciar seu orçamento, definir suas tarifas e preços, conduzir negócios com outros e arquivar seus impostos. Você pode configurar seu próprio sistema de contabilidade, ou contratar um contador para tirar algumas das conjecturas.

Se você decidir começar por sua conta, certifique-se de considerar estas questões que são vitais na escolha do software de contabilidade.

Clique aqui e veja quanto custa a implantação de um sistema ERP.

Etapa 8: Configurar o local da sua empresa

Configurar o seu local de trabalho é importante para a operação do seu negócio, seja ele como um escritório em casa, um espaço de escritórios compartilhado ou privado, ou um local de varejo.

Você precisará pensar sobre sua localização, equipamento e configuração geral, e certifique-se de que sua localização de negócios funcione para o tipo de negócio que você estará fazendo. Você também precisará considerar se é mais sensato comprar ou alugar seu espaço comercial.

Passo 9: Prepare sua equipe

Se você estiver contratando funcionários, agora é hora de iniciar o processo. Certifique-se de ter tempo para delinear as posições que você precisa preencher e as responsabilidades do trabalho que fazem parte de cada posição.

Se você não está contratando funcionários, mas sim trabalho de terceirização para empreiteiros independentes, agora é hora de trabalhar com um advogado para obter seu contrato de contratado independente no local e começar sua busca.

Por último, se você está na estrada das pequenas empresas sozinho, talvez você não precise de funcionários ou contratados, mas você ainda precisará de sua própria equipe de suporte. Esta equipe pode ser composta por um mentor, treinador de pequenas empresas ou mesmo sua família, e serve como seu recurso para conselhos, motivação e tranquilidade quando a estrada fica acidentada.

Passo 10: Promova sua pequena empresa

Uma vez que sua empresa está funcionando, você precisa começar a atrair clientes. Você pode começar com o básico criando um plano de marketing. Em seguida, explore ideias de marketing para que você possa decidir como promover o seu negócio de forma mais eficaz.

Uma vez que você tenha concluído essas atividades de inicialização de negócios, você terá todas as bases mais importantes cobertas. Tenha em mente que o sucesso não acontece durante a noite. Mas use o plano que você criou para trabalhar consistentemente em seu negócio, e você aumentará suas chances de sucesso.