Se você tem dúvidas sobre o que é SEFIP, continue a leitura desse artigo para te ajudar a entender a importância dessa sigla para a sua empresa.
Gerenciar uma empresa envolve muita burocracia. Fora isso, o gestor deve lidar com um fluxo grande de informações e muitas nomenclaturas, e que muitas vezes não são simples de entender.

O que é SEFIP?
O Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP) foi criado pela Caixa Econômica Federal. É um programa disponibilizado gratuitamente para o envio de informações referentes aos dados cadastrais e financeiros da empresa e dos colaboradores.
Para que serve o SEFIP?
Para facilitar o envio de informações sobre o FGTS. Todas as informações enviadas pelo sistema são utilizadas pela Previdência Social e pelo órgão que controla o FGTS.
O que deve ser informado?
Devem ser informados os dados financeiros e cadastrais do empregador, do contribuinte e dos trabalhadores, além dos valores das contribuições do FGTS e previdenciárias, os afastamentos e retornos dos funcionários, o salário família e o salário maternidade.
Como gerar SEFIP sem movimento?
No passo a passo a abaixo nós vamos te ensinar como gerar o SEFIP sem movimento. Vamos lá?
Antes de começar, você precisa baixar o aplicativo no SEFIP, clique aqui para baixar.
Para começar, gere um arquivo de EXPORTAÇÃO para o SEFIP na folha de pagamento de qualquer mês que teve movimentação.
Abra o programa do SEFIP / Clique em arquivo / Importar o arquivo.

Selecione a aba movimentação / Clique com o botão direito em cima do nome da empresa, e selecione a opção NOVO / RECOLHIMENTO DECLARAÇÃO.

Informe a competência do SEFIP sem movimento e informe o código de recolhimento. No campo FATO GERADOR clique na opção SEM MOVIMENTO e salve.

Clique com o botão direito do mouse em cima do nome da empresa, selecione a opção Marcar participação.

Por fim, clique na aba movimento, selecione a opção código de recolhimento competência, e execute. Depois faça o procedimento de envio do arquivo. Pronto.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos e ajude-os a entender melhor o SEFIP.