sábado, setembro 28, 2024
Home > Artigos > Conheça os sabotadores do seu negócio

Conheça os sabotadores do seu negócio

Se você entrou aqui para saber quem deve culpar, se prepare!

Empreender exige muito mais que possuir capital de investimento, é preciso muita estratégia. Muitos empresários veem seu sonho de negócio indo por água abaixo simplesmente por não conseguirem resolver problemas que sabotam e destroem o sonho de empreender.

Na estrada para o sucesso, encontramos pessoas frustradas, paralisadas, sem sair do lugar. E nos perguntamos: o que deu errado? Já que produzir riquezas é inerente ao talento humano, o que nos limita?

O que nos limita é a sabotagem. Parece impossível acreditar, mas é o modo como muitos agimos em nossa vida e trabalho. Os sonhos sãos grandes e as vontades são muitas, mas nossas atitudes muitas vezes vão na contramão dos nossos desejos mais profundos.

São três sabotadores que mexem com a razão e principalmente com o negócio de qualquer empreendedor, veja se um deles se encaixa ao seu momento:

 

A desatenção

Você sente que muitas vezes não está onde sua atenção está?  Numa reunião, por exemplo, estamos aparentemente atentos, mas nosso pensamento voa longe, no céu aberto da caixa lotada de e-mails, nos relatórios e nos telefonemas intermináveis. Ao final da reunião, você sai com a sensação de que ainda tem muito a fazer, mas nem sabe por onde começar.

Temos pressa! Temos de ser produtivos. E assim, nessa roda-viva, a vida passa depressa e, apressados e desatentos, perdemos oportunidades e nos afastamos cada vez mais da riqueza que tanto buscamos.

 

O desalinhamento

O desalinhamento pode ser percebido nas atitudes diárias, de como tratamos nossos parceiros e familiares nas relações mais íntimas ou apenas profissionais. Você faz o que fala? Faz o que prega nas suas reuniões e conversas com os amigos?  As gentilezas com os outros passaram a ser despercebidas? Mas no Facebook você compartilha e apoia ações que diz acreditar? Mas, esquece de dizer bom dia aos colaboradores quando chega na sua empresa ou de beijar seu marido ou filhos porque chegou muito cansada em casa?

Quando estamos desalinhadas, não estamos plenas. Nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos não seguem a mesma direção. Nem sempre o que dizemos é o que pensamos. Temos valores, mas não conseguimos vivê-los em sua plenitude, através de atitudes e ações. E, assim, reduzimos nossa capacidade de gerar abundância e prosperidade.

Mas não há motivo para desesperar, ainda dá tempo de alinhar tudo! Só precisamos ter consciência que ao vivermos assim, acessamos apenas parte da riqueza que merecemos.

 

A desesperança

Esse é o último, porém não menos sabotador dos três.  Se você tem a mentalidade de que “É assim, sempre foi assim, e nunca vai mudar” é porque você está usando esse sabotador a seu favor. Quando estamos desesperançados, perdemos a fé. Apoiar uma causa ambiental? Para quê? Participar de um movimento para mudar a economia? Perda de tempo! Mudar o jeito de fazer uma tarefa? Não funciona!

Uma das primeiras características do desesperançado é a comparação.  Compara-se os resultados de sua empresa com as concorrentes, os valores dos salários com os dos colegas, os feedbacks positivos que recebe da liderança. Mínimos esforços garantem mínimos resultados. Precariedade ao invés de riqueza. Cansados de dar murro em ponta de faca, os desesperançados abrem mão da conquista de uma vida e trabalho com abundância.

gestão online, comercial, contábil, empresarial e industrial