sexta-feira, setembro 27, 2024
Home > Artigos > Como controlar o fluxo de caixa da minha empresa?

Como controlar o fluxo de caixa da minha empresa?

Como controlar o fluxo de caixa da minha empresa?

Fluxo de caixa: você pode estar em um dilema sobre como investir, quando investir, com quem investir e até mesmo questionar por que investir. Você pode investir horas de tempo pesquisando gerentes, fundos mútuos, ações ou oportunidades alternativas, entrevistando conselheiros e calculando o impacto do retorno sobre sua riqueza.

Todos estes são empreendimentos dignos; Significativo e importante. Essas atividades absorvem uma grande quantidade de energia e foco, mas o fato é que você pode estar olhando na direção errada.

O investimento sólido é um foco apropriado, mas não ao custo de ignorar o gerenciamento essencial de fluxo de caixa. O fluxo no fluxo de caixa refere-se ao movimento de dinheiro para dentro e para fora. Aqueles que simplesmente ganham renda e pagam contas não estão envolvidos no processo de gerenciamento de fluxo de caixa, isso é sobrevivência.

O gerenciamento real de fluxo de caixa envolve a compreensão dos componentes que compõem a origem do dinheiro, onde ele vai, e quais escolhas são apropriadas para criar uma vida de maior satisfação. É um processo ativo.

Alguns desses componentes incluem:

  1. Componentes da renda
  2. Despesas Fixas
  3. Despesas discretas
  4. Impostos
  5. Poupança

Quais são os componentes da renda?

Os rendimentos podem ser derivados de salários, bônus, horários, autônomos, passivos ou fontes de investimento.

Em alguns casos, você pode controlar sua renda, ou seja, trabalhar mais horas ou um segundo emprego, assumir clientes adicionais ou escolher investimentos que proporcionem níveis mais altos de renda. Na maioria dos casos, o controle é limitado.

Quais são as despesas fixas?

As despesas fixas, também conhecidas como despesas estruturais, são os custos fundamentais sobre os quais você tem pouco controle mensal. Por exemplo, aluguel, hipoteca e utilitários.

As contas chegam todos os meses e, enquanto você pode mudar para um apartamento um pouco mais barato, ou desligar o ar condicionado no inverno, sem mudanças estruturais, esta categoria está bem fechada. Uma mudança estrutural pode significar, movendo-se para uma área onde o custo da propriedade são menos ou se mudam para uma casa menor.

Quais são as despesas discretas?

Despesas discretas são aquelas em que você faz escolhas e, portanto, pode-se exercer mais controle. Por exemplo, você pode fazer compras em lojas de desconto em vez de lojas de marcas de nome premium que apresentam o fascínio junto com marcas de preço mais elevadas.

Pode-se pedir o benefício de comprar tecidos faciais ou detergentes para roupa em supermercados de alto preço, além da conveniência. Você pode escolher se deseja investir seus reais de férias em uma viagem à Europa ou uma aventura doméstica menos dispendiosa. Você obtém o ponto – as escolhas que você faz impactar fortemente o valor do seu cheque de pagamento neste departamento.

O que é e quais são os impostos?

O imposto é a categoria que nos torna mais desconfortáveis ​​e, para a maioria das pessoas, uma dedução automática. Sem problema, certo? Bem, não exatamente.

Se você devia ao governo um saldo substancial ou recebeu um reembolso significativo, você tem algum trabalho a fazer no segmento de impostos de seu gerenciamento de fluxo de caixa.

Se você é auto empregado, o gerenciamento de impostos é um aspecto ainda mais crítico do planejamento.

Poupança no fluxo de caixa?

A poupança é o último componente no enigma do fluxo de caixa. Você economiza regularmente e sistematicamente ou você economiza quando há algo sobrando? A poupança é a nossa oportunidade de capturar e proteger nossa riqueza.

Isso soa avassalador? Pode ser, se você permitir que ele controle você, antes você controla isso. Por exemplo, o sistema Financeiro da SuperSoft Sistemas, é um programa que permite que você coloque seu fluxo de caixa de uma forma compreensível e gerenciável ​​para rastreamento, observação e controle.

Afinal, o que poderia ser melhor do que levar esse “primeiro passo” para ganhar e manter o controle da sua vida financeira? Existem outros softwares e programas disponíveis para orçamentação, rastreamento e análise.

Independentemente das suas ferramentas, se você não conseguiu maximizar seu fluxo de caixa, você tem pouca desculpa para continuar a sofrer ineficazmente sua vida. O fluxo de caixa é claramente uma área em que a evasão é uma péssima ideia.

Imagine o aumento da sua satisfação de vida e dinheiro quando você consegue controlar seus gastos e especialmente suas economias. Possuindo o poder e o conhecimento de quão bem você aumentou a velocidade de suas economias e, assim, sua criação de riqueza cria opções, alternativas e mais opções de vida.

Mas afinal, que é o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta financeira que, apesar do nome, leva em consideração não só o dinheiro propriamente dito da empresa, mas também os recursos disponíveis como contas-correntes e aplicações de curto prazo.

Como colocar em prática o fluxo de caixa?

Mesmo que você esteja iniciando seu negócio, já pode colocar na sua rotina o fluxo de caixa. Assim, será necessário separar os saldos inicias de seu caixa e de suas contas-correntes e também daquelas aplicações de curto prazo.

Depois, utilizando uma planilha eletrônica ou um software de gestão, é só registrar esses valores, bem como as entradas que serão representadas pelos recebimentos em sua empresa, valores referentes a clientes e outras receitas, e também as saídas — representadas pelo pagamento de salários, contas, fornecedores, entre outros desembolsos.

Após comparar os saldos iniciais com todas as suas entradas e saídas, você verá que o fluxo de caixa apresentará os recursos disponíveis em um determinado período e que podem ser utilizados de acordo com as suas necessidades.

Quais são as possibilidades do fluxo de caixa?

E o que você poderá fazer com as informações do fluxo de caixa? Como é uma ferramenta financeira, poderá ser utilizada de várias formas na gestão de sua empresa.

Uma dessas possibilidades é o fluxo de caixa projetado, que poderá lhe dar uma boa noção de suas finanças no futuro, permitindo conhecer antecipadamente as entradas e desembolsos que serão feitos em um determinado período.

Posso me jogar de cabeça no fluxo de caixa?

É preciso tomar alguns cuidados para que seu fluxo de caixa seja realmente efetivo, como relacionar todas as entradas e saídas, independentemente do valor, e de preferência utilizar um software integrado de gestão que permita que as informações sejam obtidas de outras áreas, como o departamento de compras e de vendas.

Fique atento também à periodicidade da elaboração, ou seja, ao prazo em que são inseridas as informações — que, de preferência, deve ser diário para que você tenha a informação em tempo real. Com todos os dados e análises financeiras em mãos, não se esqueça de atentar-se, em seguida, ao planejamento estratégico de sua empresa.

Muitos dos insights gerados por meio desta ferramenta são de grande importância para o futuro da organização e, por isso, precisam ser considerados em ajustes no plano inicial. Isso garantirá um crescimento sustentável ao seu negócio!

Que tal conhecer soluções inteligentes para a sua empresa e que podem ser o diferencial que você procura? Clique aqui.