- Este tópico contém 0 resposta, 1 voz e foi atualizado pela última vez 4 anos, 2 meses atrás por Anônimo.
-
AutorPosts
-
dezembro 3, 2020 às 5:01 pm #11036AnônimoInativo
Engenharia de Produtos
Para o cadastro de uma Ordem de Produção é necessário montar a engenharia dos produtos, ou seja, definir quais produtos entram na composição para fabricação de um outro produto e em qual quantidade.
1. O primeiro passo é cadastrar o produto para fabricação, colocando a origem dele como “Manufaturado” que significa que este produto é resultado de um processo de manufatura (produção).
Importante se atentar ao “Tipo de Fabricação”:
- Em Linha: As OPs para este tipo de produto são cadastradas manualmente ou geradas pelo MRP.
- Sob Encomenda: As Ordens de Produção para este tipo de produto são geradas ao se cadastrar um pedido, ou aprová-lo, caso sua empresa controle aprovação de pedidos. É necessário cadastrar um tipo de OP sob encomenda, e informá-la nos parâmetros adicionais do SSEstoq/SSPPCP.
- Sob Demanda de Produção: Ao cadastrar uma Ordem de Produção para um produto com esse tipo de fabricação, o sistema irá verificar o saldo dos componentes, e gerar OPs para os semi-acabados que compõem o produto, conforme a necessidade. Esta opção somente estará disponível se utilizar o PCP.
A aba de “Informações Adicionais” é opcional e poderá conter informações como a classificação do produto, a Linha de Produtos, Classificação de Materiais e Quebra Opcional de Produtos.
Informações para o PPCP:
- Código Departamento: Indica em qual departamento a produção do produto será realizada, para fins de encaminhamento físico das ordens de produção.
- Lote Mínimo: Esta informação indica qual é a melhor quantidade do produto a ser comprada ou manufaturada, sem causar prejuízos. O lote mínimo serve como parâmetro na hora de fabricar uma quantidade do produto para que compense o gasto de tempo e mão-de-obra com preparação de máquinas, por exemplo.
- Utiliza Controle de Série: Esta opção estará disponível se a sua empresa utilizar controle de série para os produtos. Com esta informação o sistema saberá qual produto é controlado por série e exigirá que nas movimentações com o Estoque a série seja sempre informada para fins de rastreabilidade e qualidade do produto.
2. Cadastre também nos Produtos todos os componentes necessários para a fabricação desse item, se atentando também a origem.
Se a origem do produto for Comprado de Terceiros habilitará a sua Classificação (Importante para Beneficiamento Externo).
3. Para cadastrar a Engenharia acesse: Manutenção > Engenharia de Produtos > Cadastra, na aba “Dados do Produto Principal” deverá ser informado o código do produto manufaturado.
Observações:
- Em “Opções de Engenharia” definirá em quais sistemas a estrutura que está sendo cadastrada será visível. Se estiver selecionado “Estoque e PCP”, essa engenharia só estará disponível nesses módulos. Se estiver “Todos os sistemas”, todos os módulos com acesso poderão ver essa engenharia.
- Utilizando o PCP não será possível a baixa por explosão dos componentes de um produto manufaturado, pois isso ocorrerá no controle de produção.
4. Na aba “Componentes” informe quais os produtos entram na composição do produto principal, qual a quantidade necessária de cada componente para que seja produzido esse produto e qual o status do componente.
Os status possíveis são:
- Efetivo: são os componentes que serão efetivamente utilizados para fabricar o produto principal.
- Opcional: são os produtos que só serão utilizados na falta do produto efetivo. Para cadastrar um produto opcional, informe o mesmo número do item de seu efetivo e defina seu status como opcional. Também é possível que se cadastre um produto opcional para um produto Fantasma.
- Fantasma: são produtos que não geram apontamento de produção ou estoque.
- Inativo: esse status pode indicar os componentes que já participaram da engenharia mas que não são mais utilizados. Esse status também será útil se sua empresa tiver um produto que às vezes é produzido internamente e às vezes é mandado para beneficiamento. Dessa forma, quando ele for enviado para beneficiamento é só alterar seus status para inativo.
5. Na aba “Roteiro” (opcional) poderá ter a sequência operacional para a fabricação do produto principal, a precedência de cada operação e as matérias-primas e ferramentas que serão utilizadas em cada operação.
- Código de Atividade: Cada atividade que o produto passa na fabricação.
- Código do cargo: Cargo do funcionário que executará a operação.
- Código da Máquina/Célula/Departamento: A maquina que será usada para essa atividade e tempo necessário para o preparo/realização, o tempo de preparação do equipamento, o número de operadores necessários e o tipo de mão-de-obra. A produção horária é calculada automaticamente, mas se desejar poderá alterá-la.
Barra de botões (Opcionais):
Precedências (P): Cadastro das operações que são precedentes de determinada operação. Dessa forma, é possível ver quais as atividades poderão ser realizadas em paralelo e quais as atividades terão que realizar antes de começar determinada atividade.
Matérias-primas (M): Cadastro de quais as matérias-primas que serão utilizadas em cada atividade. São quais e a quantidade das matérias-primas (componentes) que estão sendo utilizadas para essa atividade. A soma das quantidades das matérias-primas em todas as operações deve ser igual a quantidade informada anteriormente.
Nessa tela selecione todos ou quantos componentes desejar. Feito isso, ao clicar em os produtos com suas quantidades aparecerão automaticamente no cadastro de Matérias-primas utilizadas por operação.
Ferramentas (F): Cadastro das ferramentas que serão utilizadas em cada atividade. Este cadastro vai ser útil como instrução de trabalho.
A medida que cadastre as operações, uma árvore de sequencias das atividades dessas operações é montada no lado direito. Caso tenha cadastrado alguma matéria-prima que seja fantasma, as atividades do produto fantasma são trazidas anteriormente da atividade que contém esse produto.
6. Na aba “Árvore da Engenharia do Produtos” é possível visualizar, a medida que são informados os componentes, uma árvore da engenharia do produto principal.
7. Na aba “Observações” também poderá ser escrito alguma informação, para consulta/instrução, sobre essa engenharia.
8. Através do menu: Manutenção > Engenharia de Produtos > Pesquisa, poderá visualizar todos os componentes de um produto definido ou os produtos que contém um determinado componente.
9. Pelo menu: Relatórios > Engenharia de Produtos, é possível visualizar todas as informações do cadastro da engenharia de forma impressa, incluindo o Roteiro.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.