Home > Tópico > Planejamento de Vendas

Planejamento de Vendas

Início Fóruns SSVendas Planejamento de Vendas

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #750
    Ana Julia
    Mestre

    PLANEJAMENTO DE VENDAS

    .

    Para realização do Planejamento de Vendas é necessário que você tenha cadastrado um Produto Manufaturado com engenharia do produto.

    .

    .

    .

    .

    Obs.: O planejamento de vendas é feito para períodos futuros, desta forma antes de realizá-lo você deverá definir os períodos de planejamento no sistema.

    Para que o Sistema realize o Planejamento de Vendas é necessário que as notas fiscais estejam corretamente cadastradas.

    No meu exemplo, farei Planejamento para Vendas em 12/2012, desta forma é necessário que eu tenha cadastrado em meu sistema as vendas realizadas no ano 2011, pois o SSVendas utilizará essas informações para realizar o Planejamento.

    10/2011 – Vendidas 10 unidades do produto

    11/2011 – Vendidas 20 unidades do produto

    12/2011 – Vendidas 30 unidades do produto

    É necessário também que exista o cadastro das vendas realizadas no mês anterior ao Planejamento

    11/2012 – Vendidas 35 unidades do produto

    Para fazer o Planejamento de Vendas, acesse o menu Movimentação/Planejamento de Vendas.

    Na aba Planejamento:

    – Defina o mês e o Produto para qual será feito o planejamento de Vendas e clique no botão “Visualiza dados dos produtos dentro das especificações fornecidas”

    O Sistema apresentará:

    Quantidade Vendida no mês do planejamento, mas do ano anterior, Dezembro/2011 = 30

    Média de Vendas no Trimestre do Planejamento no ano anterior

    outubro/2011 – 10 unidades

    novembro/2011 – 20 unidades

    dezembro/2011 – 30 unidades

    60 unidades / 3 = 20 unidades (média)

    Quantidade vendida no mês anterior ao Planejamento (novembro/2012) = 35 unidades

    Caso haja pedidos já cadastrados para o mês que está sendo planejado eles serão demonstrados no campo Quantidade em Carteira dos Pedidos (dezembro/2012)

    No campo Quantidade Disponível em Estoque será apresentado quanto do produto existe atualmente em estoque na empresa.

    No campo “Quantidade Planejada para MM/AAAA o usuário digitará a quantidade que acredita deverá ser vendida no período planejado, isso poderá ser feito após a análise da aba Estatísticas (quantidade planejada sugerida pelo sistema).

    .

    .

    .

    .

    Na aba Estatísticas será demonstrada a quantidade vendida no trimestre do ano anterior

    .

    .

    .

    Taxa de Variação

    O Sistema utilizará a quantidade vendida em novembro/2011 (20 unidades) e dezembro/2011 (30 unidades) e calculará o percentual de variação das vendas entre os dois meses.

    Em nosso exemplo houve um acréscimo nas vendas de 50%

    .

    .

    .

    Em seguida será demonstrada a quantidade vendida nos meses anteriores ao Planejamento (Outubro e Novembro/2012), e o Sistema irá sugerir de acordo com a Variação calculada acima, uma quantidade para vendas no mês que está sendo planejado (Dezembro/2012)

    (Vendas Novembro/2012) 35 unidades * (Taxa Variação) 50% = Quantidade Sugerida 52,50 unidades

    .

    .

    .

    Na caixa Estoque de Segurança, você poderá informar o percentual para cálculo e a quantidade será calculada automaticamente. Este percentual será calculado sobre a quantidade gerada automaticamente para o mês programado. Se desejar atualizar o estoque mínimo do produto para a quantidade informada, basta clicar no botão “Atualiza Estoque Mínimo do Cadastro do Produto”

    .

    .

    .

    O Sistema apresentará a Mensagem, clique em Sim

    .

    .

    .

    Nesse momento, se o usuário acessar o cadastro do produto verificará que o Estoque Mínimo do mesmo foi alterado.

    .

    .

    .

    O lado direito desta aba contém um gráfico comparativo entre a quantidade vendida do produtos no mesmo trimestre do ano anterior e a quantidade vendida no bimestre anterior do ano atual mais a quantidade sugerida para o mês planejado.

    Pressionando os botões “Anterior” e “Próximo” , você poderá caminhar entre os produtos listados na aba de Planejamento, facilitando a visualização das estatísticas. Observe que o código e a descrição do produto estão listados na parte superior às estatísticas e ao gráfico de Vendas.

    Pressionando o Botão “Imprime Gráfico” , você poderá imprimir o gráfico de vendas do produto selecionado, o sistema apresentará a tela da configuração da impressão, com a opção da impressão em 3 Dimensões.

    .

    .

    .

    Clique em “Imprime” ou “Preview”

    .

    .

    .

    Baseado nessas informações o usuário acessará novamente a aba Planejamento e digitará a quantidade Planejada.

    .

    .

    .

    Pressione “enter” e o sistema mudará a cor da informação, de acordo com a legenda na parte inferior da tela, (já planejadas) clique em 0k para salvar as informações.

    .

    .

    .

    Para visualização do relatório, o usuário deverá acessar o menu Relatórios/Comparativo entre Planejamento e Vendas.

    .

    .

    .

    Defina o mês em que foi realizado o Planejamento de Vendas, o produto, se deseja Imprimir o Planejamento do mês e as vendas do mês e o modo do relatório.

    .

    .

    .

    Será apresentada para o usuário a Quantidade Planejada, Quantidade Vendida, Diferença em quantidade entre o Planejado e Vendido e a Diferença em percentual entre Planejado e Vendido.

    .

    .

    .

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.