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junho 12, 2020 às 10:54 am #10084Ana JuliaMestre
SSVDMOBILE (para Android)
Em primeiro lugar deverá ser aberta uma nova pasta chamada SVM no mesmo local onde estão as instalações do Sistema.
Dentro da nova pasta SVM, você deverá colar os arquivos relacionados abaixo.
Existem algumas Condições para a opção “Integra Vendas Mobile”, no Sistema fique habilitada:
– Base de dados deve ser Firebird;
– Empresa deverá utilizar orçamento;
– Empresa não deverá utilizar Grade de Produtos;
– Empresa não deverá vincular Contrato a Orçamento, porém se vincular, o Contrato deverá utilizar apenas um único Preço;
– Empresa não deve utilizar “Formação automática de preços”;
– Empresa deve utilizar ao menos um “Login de Vendedor” (relação entre vendedor e usuário do sistema).Procedimentos no Sistema de Vendas
No Sistema de Vendas, você deverá cadastrar os Vendedores e no menu Manutenção/Vendedores/Login de Vendedor/Cadastra, deverão ser cadastrados todos os vendedores que irão acessar o Mobile, em seus celulares, através do aplicativo.
Observação: Todos os usuários que forem acessar o Mobile deverão ter uma senha definida em seu cadastro.
A partir do Cadastro do Login de Vendedor realizado, o Sistema de Vendas habilitará no menu Manutenção/Empresas/Parâmetros Adicionais da Empresa – aba Integração-Exportação (Parte 2), o campo para que seja definido Integra com Vendas Mobile.
A partir do momento que você instalou o SVM.exe na base de dados do Sistema SuperSoft será necessário que seja definido qual o computador que será o Servidor e será esse computador que irá rodar todo o processo de sincronização.
Para a sincronização não é necessário que o Sistema de Vendas esteja sendo acessado.
Nesse momento, verifique que foi habilitado um novo menu, Manutenção/Empresas/Vendas Mobile/Mobiles – Sincronizador.
a) Mobiles
No menu Mobiles deverá ser cadastrado o Device Id do Celular do Vendedor, o Modelo, o nome do Vendedor e posteriormente você poderá, se desejar, Bloquear ou Excluir os dados do Vendedor selecionado.
Essa tela possui legenda que identificam o Status e quantidade de Mobiles cadastrados, sendo:
– Branco para Mobile Ativo
– Amarelo para Mobile Bloqueado
– Vermelho para Mobile Bloqueado com exclusão dos dados.
Observação:
– se o Device Id não estiver cadastrado neste menu, mesmo que seja instalado o aplicativo no celular, não será possível dar prosseguimento aos processos e o aplicativo dará mensagem informando que não será possível sincronizar.
– Caso o Mobile esteja bloqueado no Sistema de Vendas e você tente acessar o Mobile em seu celular será apresentada a mensagem informando que o mesmo está bloqueado.
– A opção Excluir Dados, exclui as informações do celular, não do Sistema de Vendas.
b) Sincronizador
Exportará as informações do Sistema de Vendas para o Aplicativo Mobile do Celular, qualquer alteração/inclusão/exclusão efetuada em clientes e/ou orçamentos será enviada para o aplicativo.
Procedimento no Mobile
O aplicativo poderá trabalhar 100% offline, podendo ser cadastrado clientes e orçamentos, e quando houver internet disponível o mesmo ser sincronizado pelo menu de sincronização, ou se a internet cair no meio de um cadastro, somente será apresentado uma faixa em vermelho acima do cadastrado informando ao usuario que ele está TRABALHANDO OFFLINE, mas que ele poderá finalizar o cadastro normalmente.
1 – Será necessário realizar a instalação do Aplicativo no Celular, nesse momento pode ser que seja necessário habilitar fontes desconhecidas, essas fontes serão necessárias para o correto funcionamento do Aplicativo.
2 – Na tela inicial do Aplicativo serão apresentadas as informações que foram inseridas no Sistema de Vendas.
Clique em Avançar, e se o seu Device Id estiver cadastrado no menu Manutenção/Empresas/Vendas Mobile/Mobiles do Sistema Vendas, começará a ser realizada a Sincronização com o Sistema.
Apenas para Informação: a conexão dos dados entre o dispositivo é assincrona, ou seja, pode demorar um tempo até que o Sistema Vendas receberá a informação vinda do aplicativo e vice-versa.
Observação: O primeiro processo de sincronização pode demorar de 15 a 20 minutos para ser finalizado, dependendo do processamento do celular e da velocidade da Internet.
Ao finalizar a sincronização de dados, será apresentada a mensagem no Celular do Vendedor.
Ao clicar em OK, será apresentada a tela com as informações do Sistema de Vendas.
– na parte superior da mesma temos a opção de Sincronização de Dados que poderá ser utilizada se houver algum problema com seu usuário e que seja necessária uma nova sincronização.
– em seguida selecione a empresa (neste campo estarão disponíveis as empresas que em seus Parâmetros Adicionais aba Integração Parte 2 do Sistema de Vendas, estejam selecionadas que integram o Mobile).
– defina o usuário
– defina a senha do usuário (mesma senha cadastrada no Sistema de Vendas)
Na definição do usuário você deverá clicar no campo e nesse momento será apresentado o teclado, e conforme for digitada a informação, o Mobile irá apresentar as opções para que seja selecionado aquele usuário que irá utilizar o aplicativo.
Observação:
– O usuário obrigatoriamente deverá estar cadastrado no Sistema de Vendas, tabela Login de Vendedor.
– Não existe restrição de empresa por vendedor, desta forma, o vendedor visualizará todas as empresas mas só poderá acessar aquela que exista cadastro de Login por Vendedor para ele.
Caso o usuário definido não tenha cadastro de Login de Vendedor para a empresa definida, o aplicativo apresentará a mensagem informando que o usuário não está vinculado a nenhum vendedor nesta empresa.
Depois de definida a empresa, o usuário e a senha do usuário, será apresentada a tela Principal do aplicativo.
Na parte inferior da tela temos o cadastro de um novo Cliente ou de uma nova Pré-Venda (que irá realizar o cadastro do orçamento no Sistema de Vendas).
Ao lado esquerdo da tela será possível:
– Visualizar os Clientes (só será possível editar um cliente se os dados do mesmo ainda não tiverem sido enviados para o Sistema de Vendas
– Minhas Pré-Vendas
– Realizar a Sincronização manual, a sincronização manual envia e recebe informações do Sistema de Vendas.
– Configurações, informações sobre o aplicativo
– Menu para Sair (para mudança de login de usuário ou sair do aplicativo)
O Menu Clientes será utilizado para visualização ou manutenção de um cliente ainda não sincronizado, lembrando que apenas os Clientes não sincronizados poderão ser editados.
3 – Cadastro de Clientes (os clientes cadastrados pelo Mobile estarão sempre definidos como Inativos, no Sistema de Vendas).
Utilize esse menu para o cadastro de novos clientes (pessoa física ou jurídica), a tela apresenta todas as informações necessárias para que o cadastro seja realizado.
Se após digitar o CNPJ do cliente você clicar na Lupa para visualizar as informações, o aplicativo irá buscar o cadastro deste CNPJ na Receita Federal e irá preencher automaticamente algumas informações (as informações com asterisco em vermelho são obrigatórias).
Se você clicar na Lupa existente no campo CEP, será apresentada a localização do cliente que está sendo. .cadastrado.
Clicando no endereço indicado no mapa será possível criar uma rota até o endereço do cliente.
Ao salvar o cadastro do Clientes será apresentada a mensagem informando que o Cliente foi salvo com sucesso.
Caso você tenha definido sincronização automática o Aplicativo irá informar que houve sincronização e mostrará o dia e horário da ultima sincronização feita (para isso será necessário que o celular esteja com internet no momento que a informação foi salva).
caso você não tenha definido sincronização automática, será apresentado um ponto de exclamação do lado direito do nome do Cliente.
Lembrando que, só serão apresentados os clientes vinculados àquele vendedor.
Caso você arraste o cadastro do cliente para o lado direito, esse cadastro será excluído.
O aplicativo pedirá a confirmação da deleção.
Se acessarmos a aba principal, também será possível verificar se existem clientes pendentes de sincronização.
Neste caso, para enviar o cadastro para o Sistema de Vendas, basta que você realize a sincronização manualmente.
Depois da sincronização realizada será possível verificar se o cadastro foi realizado no Sistema de Vendas.
Se for necessário pesquisar o cadastro de um cliente, clique na Lupa existente na parte superior da tela e será apresentado o teclado, digite a Razão Social, Nome de Fantasia ou CNPJ do cliente e o Mobile trará a informação, clique sobre ela.
No Sistema de Vendas, menu Manutenção/Clientes/Manutenção é possível realizar um filtro pesquisando somente os clientes cadastrados via Mobile.
4 – Cadastro de Pré Venda (Não apresentarão cálculo de imposto)
Na parte superior da tela temos os ícones:
a) o primeiro trará todas as Pré-Vendas Cadastradas, independente de seu Status.
b) O Segundo ícone irá mostrar apenas as Pré-Vendas que ainda não foram sincronizadas.
c) o terceiro ícone mostrará todas as Pré-Vendas que foram sincronizadas (exportadas para o webservice).
d) o quarto ícone mostrará as Pré-Vendas parcialmente faturadas no Sistema de Vendas.
e) o quinto ícone mostrará as Pré-Vendas totalmente faturadas.
f) o sexto ícone mostrará as Pré-Vendas pendentes de aprovação no Sistema de Vendas (serão apresentadas apenas se a Empresa trabalhar com aprovação de orçamentos).
Para cadastrar uma Pré-Venda em primeiro lugar deverá ser informado o cliente.
Nesse momento você poderá informar o CNPJ, Razão Social ou Nome de fantasia que o aplicativo apresentará os clientes disponíveis com aquela informação digitada.
depois que o cliente é apresentado, clique em avançar.
Defina o Tipo da Pré-Venda (amostra, bonificação, venda) e clique em avançar.
Serão apresentados os produtos que podem ser selecionados e clicando sobre o mesmo ele irá compor orçamento (se no cadastro do produto no Sistema de Vendas for colocada a foto do mesmo, ela será apresentada nesta tela, ou caso você tenha muitos produtos poderá clicar na Lupa para pesquisar.
A lupa na parte superior da tela servirá para uma pesquisa avançada (por código, nome, grupo, classificação de materiais ou linha de produto).
Caso você clique no produto (foto), será apresentada a tela para definição da quantidade.
Clicando no campo Preço Unitário, se no Sistema de Vendas for cadastrado preço para o produto, esse será apresentado, se a empresa trabalhar com preço de produto por cliente o mesmo será definido automaticamente nesta tela.
Ou, clicando no preço, será apresentado o teclado para que o preço seja digitado manualmente.
O Saldo em estoque apresentado não é em tempo real, para saber o estoque no momento do cadastro da Pré-Venda será necessário realizar a sincronização.
Ao clicar em adicionar será apresentada a informação que o Produto foi adicionado com sucesso.
Caso seja clicado na lista de produtos, os mesmos serão apresentados sem as fotos.
Clicando no produto que consta da Lista, é possível definir a quantidade, preço e adicionar ao Orçamento.
Caso você tenha necessidade de voltar as telas, ao sair do cadastro do Pré-Vendas o aplicativo questionará se deseja Descartar Alterações se definir Cancelar o Pré-Vendas não será perdido.
Depois da Pré-Venda cadastrada clique na finalização da venda.
Serão apresentadas as informações da Pré-Venda.
– o campo data da entrega é obrigatório e será definida uma única data para todos os itens.
– a condição de pagamento deverá estar previamente cadastrada no Sistema de Vendas.
– as observações poderão ser digitadas nesse momento.
Observação: Nesse momento é possível editar as informações, adicionando ou excluindo itens, mudando condição de pagamento, pois a sincronização ainda não foi realizada.
Depois das informações cadastradas clique em finalizar.
Se não for utilizada a sincronização automática na tela principal será apresentada a informação que a Pré-Venda está pendente de sincronização.
Desta forma, se desejar enviar essa Pré-venda, será necessário ir na tela de sincronização para enviá-la.
Ainda em Minhas Pré-Vendas será possível, através do primeiro ícone, clonar o pedido.
O aplicado pedirá a confirmar para copiar o Orçamento.
Caso seja confirmada a cópia do Orçamento, será possível alterar os itens e nunca o cliente.
No segundo item será possível filtrar as Pré-Vendas.
Ao visualizar as Pré-Vendas o número será alimentado pelo Sistema de Vendas, desta forma, se você precisar do número para as Pré-Vendas que estejam sem a informação, será necessária a sincronização.
5 – Sincronização – Exportará as informações do Sistema de Vendas para o Aplicativo Mobile do Celular, qualquer alteração/inclusão/exclusão efetuada em clientes e/ou orçamentos será enviada para o aplicativo.
6 – Configurações; servirá para que você defina se a Sincronização deve ser feita automaticamente ou não:
– Se sim, o envio de dados será feito automaticamente ao finalizar o cadastro, o aplicativo enviará em seguida, as informações para o Sistema de Vendas.
– Se não, será necessário realizar a sincronização manualmente para que os cadastros sejam enviados para o Sistema de Vendas.
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Aplicativo para espelhar o celular no computador Screen Mirror.
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