sexta-feira, setembro 27, 2024
Home > Artigos > 6 dicas para fazer um planejamento estratégico eficiente

6 dicas para fazer um planejamento estratégico eficiente

CPF facilita acesso a serviços públicos

Realizar um planejamento estratégico eficiente é fundamental na gestão de qualquer empresa. É preciso deixar claro todas as ações que podem serem feitas e tudo o que se deseja atingir com cada opção.

Na vida também é assim, é preciso criar um planejamento para tomar determinada atitude, comprar um carro ou uma casa nova, ou mesmo realizar aquela tão sonhada viagem.

Na sua empresa, não deve ser diferente. Planejamento eficiente gera ótimos resultados. Por isso, criamos este artigo para atualizar de forma inteligente e eficiente o seu plano estratégico e criar buy-in da equipe. Continue a leitura.

Minha empresa vai bem?

A melhor maneira de saber se sua empresa está saudável e se o seu plano estratégico está empurrando você na direção certa é quantificar seus principais indicadores de desempenho ou KPIs, e revisá-los.

A chave para manter os próprios KPIs é imparcial, é preciso definir as métricas com antecedência, antes de qualquer tentação de elevar ou degradar determinados processos.

Isso não significa que esses KPIs não podem mudar ao longo do tempo, eles só devem ser redefinidos no contexto maior de mudanças em seu foco estratégico.

Armado com esses importantes dados de desempenho, você e sua equipe podem avaliar suas estratégias com eficácia.

Faça um planejamento estratégico

Uma prática recomendada é realizar planos regulares de planejamento de equipe. Isso não significa necessariamente um retiro de equipe para Las Vegas. Isso poderia ser literalmente um dia em uma sala de conferência de um hotel ou em um escritório de investidores.

A chave é um novo ambiente. Cabeças claras e sem distrações são ótimas para conversas verdadeiras, avaliação e elaboração efetiva de planos.

Avalie seus objetivos

Um ótimo lugar para começar a avaliar seu plano estratégico atual é a visão e missão da sua empresa. Essa será sua Estrela do Norte e tudo o que sua organização faz deve ser construído para atingi-las.

É crucial avaliar se essa visão é a visão. As coisas mudam, incluindo as realidades do mercado e do produto – então é importante questionar e refinar sua visão, se necessário.

Reformule seu plano estratégico

Armado com sua visão reformulada (ou nova), bem como seus dados de KPI, agora você pode efetivamente rever o seu plano estratégico atual para ver o que está funcionando e o que não está.

Ao fazê-lo, deixe o ego na porta, bem como qualquer orgulho de propriedade. Além do suporte de sua visão, você deveria estar disposto a jogar qualquer coisa, incluindo estratégias, produtos ou campanhas de marketing.

O objetivo é construir o melhor plano para o futuro.

Defina novos alvos

Sua equipe pode definir ações táticas de três, seis e 12 meses para alcançar sua visão. Isso constitui seu novo e emocionante plano estratégico.

E não se preocupe, este documento será revisado em três meses durante seu próximo retiro em equipe!

Evite erros no planejamento estratégico

Agora que você já sabe como reavaliar ou até mesmo desenvolver um novo planejamento estratégico é fundamental que você não cometa erros desnecessários, por isso listei abaixo os erros mais comuns de um plano de negócios.

Estou fazendo um planejamento certo?

Obtenha a visão mais detalhada possível com a sua previsão. Por exemplo, olhando para a frente, você pode achar que suas margens vão encolher para um nível com o qual você não está confortável. É melhor saber agora que você precisará planejar um novo produto de margem mais alta ou encontrar uma clientela mais lucrativa.

Pergunte-se quais serão os seus desafios no próximo mês, no próximo ano e cinco anos a partir de agora e crie uma empresa que possa sobreviver a essas complicações.

Como ficar mais competitivo?

Estude os seus concorrentes! Saiba o que eles estão fazendo e o mais importante, busca referencias fora do seu mercado, às vezes, ideias de marketing que estão funcionando, inteligência artificial que estão dando resultados, planejamento e posturas que grandes empresas estão tomando. Atitudes de curadoria podem oferecer insights que podem otimizar seus resultados e dar a competitividade que a sua empresa precisa.

Como ser um bom líder?

Acredite em si mesmo e na sua equipe. Trabalhe junto para conseguir alcançar os objetivos da empresa. Dê liberdade para saber o que sua equipe acha da empresa e o que eles acham que pode melhorar.

Pode acontecer que um membro da sua equipe tenha a salvação para um problema ou a ideia brilhante para a nova companha de marketing, ou quem sabe atitudes que possam ajudar outros membros da equipe.

Lembre-se que você deve ser o empreendedor que eles se inspiram, alguém que está preparado para liderar uma equipe e uma empresa.

Como colocar meu plano estratégico em prática?

Acredite nele! Realizar um novo planejamento estratégico requer atitudes que façam as coisas girarem, não só ficar no papel, ou muitas vezes só nas ideias.

Coloque-o em prática e meça os resultados, faça alterações se necessárias, ou exclua ou inclua novas ideias. O importante é criar um hábito de mudanças frequentes, assim, você, sua equipe e sua empresa estarão sempre preparados para uma sociedade imediatista e um mercado de rápido consumo.